25/08/2016

10:52

Por: Alberto Silva

Veja os 4 fatos sobre o TOC que você não sabia

O Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é um transtorno mental que afeta todos os aspectos da vida de quem sofre da condição. Especialistas revelam que as obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens indesejáveis e involuntários, que invadem a consciência provocando uma acentuada ansiedade ou desconforto e obrigam o indivíduo a executar rituais ou compulsões que são atos físicos ou mentais realizados em resposta às obsessões, com a intenção de afastar ameaças (a contaminação, por exemplo), prevenir possíveis falhas ou simplesmente aliviar um desconforto físico”.

1. Ter pensamentos estranhos e desconfortáveis – que podem até fazer os acometidos pelo distúrbio desejarem mal às outras pessoas, apenas porque se preocupam demais com tudo.

2. Ter medo que as pessoas amadas morram – pode afetar todo mundo, mas quem sofre de TOC tem um medo paralisante de que isso aconteça e que pode acabar em obsessão.

3. Sentir que nunca nada está suficientemente limpo – é um dos sintomas mais conhecidos do transtorno. Mas o TOC pode ultrapassar a limpeza da casa, levando as pessoas a lavar compulsivamente as mãos até se machucarem, por exemplo.

4. Acreditar que nunca vai melhorar – e, pior ainda, acreditar que a obsessão não é uma doença mas simplesmente um ‘castigo’, por exemplo, por ser uma pessoa má.

(Via Agencia)

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

89