"> ?> POLÊMICA: Papa Francisco diz que homens casados poderão se ordenar! Entenda... - Pensa Brasil - Em busca da notícia

10/03/2017

23:08

Por: Alberto Silva

POLÊMICA: Papa Francisco diz que homens casados poderão se ordenar! Entenda…

O papa disse que a igreja pode se abrir para a discussão de que homens casados podem ser ordenados.

O Papa Francisco agora gerou uma nova polêmica, dessa vez ele disse em uma entrevista no jornal alemão Die Zit, que foi publicada nesta quinta-feira (09/03), que é preciso “refletir” sobre a possibilidade de ordenar os chamados “viri probati”, homens maduros, que são envolvidos na Igreja e casados, de acordo com a France Presse.

“Nós também devemos determinar quais seriam suas funções, por exemplo em áreas remotas”, disse o papa ao jornal de Hamburgo, dando forma a um projeto que ele vem mencionando há vários anos.

Muitas pessoas da Igreja afirmam que, dada a falta de #padres em vários países, seria necessário criar um novo setor: ao lado dos padres que teriam feito os votos de celibato em sua ordenação, seria recomendado ordenar os “viri probati”, homens casados, aposentados e que ao longo dos anos tem um longo compromisso com a Igreja.

"Nós também devemos determinar quais seriam suas funções, por exemplo em áreas remotas", disse o papa ao jornal de Hamburgo, dando forma a um projeto que ele vem mencionando há vários anos.

Esses católicos que tiverem vontade de se colocar à serviço da #Igreja possuem a oportunidade de ser tornarem diáconos, porém não sacerdotes. O diaconato é o grau de consagração que vem antes do sacerdócio, nele podem administrar alguns sacramentos, como batismo e casamento, que atualmente só os homens podem receber.

Em várias ocasiões, o papa argentino já teria alegado que a proibição da ordenação de homens casados não poderia ser um ponto imutável da doutrina.

O papa anterior, Bento XVI já havia alegado que este não era um dogma, como é, por exemplo, a fé que a #religião tem na ressurreição de Cristo. Contudo, o pontífice sustentou que deixar aos seminaristas escolherem o celibato “não era a solução”.

Essa entrevista do papa acabou causando muita comoção perante aos fiéis. Muitos concordam com a postura do pontífice, porém muita gente acha que a tradição da igreja católica não pode ser quebrada, já que é algo cultural e atemporal.

(Via Agência de Notícias)

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

102