03/02/2015

16:28

Por: Alberto Silva

Poesia métrica e imagética.

Esse rigor técnico procura aprofundar a intenção artística da autora, que é de fazer um livro de poemas extremamente imagético

 

A mineira Bruna Piantino lança nesta terça, no Sesc Paladium, “Biscuit”, seu quarto livro. “Biscuit” é a terceira incursão de Bruna em poesia e, nas palavras da escritora, “a poesia é música, imagem e respiro”. “Quando se atinge a métrica, mesmo que seja livre, a palavra, o verso, a estrofe e o poema estarão associados à matemática, ao ritmo”, afirma.

Da angústia de tentar compreender a natureza humana e as constantes mudanças que sofrem todas as coisas que existem, Bruna selecionou 30 poemas. O número não é uma coincidência. “Eu estava pensando sobre métrica e na forma como os escritores antigos escreviam poesia dentro de limites pré-estabelecidos”, diz.

Coerente com a proposta estética da escritora, “Biscuit” é pensado em formas. O próprio subtítulo do livro – “obra de nove por seis” – é uma alusão à maneira que vários dos poemas são feitos. “Queria provar o desafio e procurei por uma métrica que fosse menos conhecida. Então, comecei a folhear o ‘Aurélio’ e acabei me deparando com o vocábulo ‘Obra de nove por seis’”. Ela continua a explicação, dizendo que os poemas consistem basicamente em estrofes com nove versos em que seis têm sete sílabas, e três têm três, sendo eles o segundo, o quinto e o oitavo.

Esse rigor técnico procura aprofundar a intenção artística da autora, que é de fazer um livro de poemas extremamente imagético.

“Biscuit” também será editado em uma versão em braile. A intenção de Bruna com isso é a de atingir o público deficiente visual que “possui uma sensibilidade extrema para andar no meio do hipercentro, apreendendo tudo ao redor, sem enxergar absolutamente nada”. “Para quem aprecia poesia, a sensibilidade é sempre bem-vinda”.

A noite também contará com intervenções sonoras do músico Guto Borges, além das projeções em vídeo do artista Leandro Araújo.

Agenda

O quê. Lançamento de “Biscuit – Obra de Nove por Seis”, de Bruna Piantino

Quando. Nesta terça, às 19h

Onde. Foyer do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, centro)

Quanto. Entrada gratuita

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

79

Clique aqui