26/09/2016

10:34

Por: Alberto Silva

Você usa esponja no banho? Então pare de usar e jogue-a fora

As esponjas de banho são item indispensável durante o banho de muitas famílias. Provavelmente, você até tem uma e a usou nesta manhã.

Mas, apesar de ajudar a esfoliar a pele,estas esponjas de banho não são assim tão benéficas para a higiene. Aliás, segundo o New York Post, cerca de 98% dos dermatologistas desaconselham a utilização destes objetos aparentemente inofensivos.

J. Matthew Knight, do Knight Dermatology Institute, explicou ao jornal que ao usar estas esponjas, as células mortas libertadas ficam presas neste material e, para piorar, ao deixar a esponja no “ambiente quente, úmido e sujo do chuveiro, as bactérias, fungos e mofos crescem rapidamente”.

Em poucas horas, estas bactérias e fungos multiplicam-se na sua esponja e pode ser particularmente perigoso usá-la depois de se barbear ou se depilar, pois estes germes podem entrar nos poros ou feridas abertos e provocar infecções e problemas de pele. Portanto, esfregar o seu corpo com uma esponja é quase como esfregá-lo com uma bola de germes, concluem os especialistas.

Mas se ainda não está preparado para abdicar da sua esponja de banho, os especialistas aconselham enxaguá-la muito bem depois de cada utilização e deixá-la secando longe da umidade do banheiro. As esponjas de cozinha não ficam atrás, e devem ser higienizadas sempre para que as bactérias não passem para a louça.

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

91