21/11/2015

11:12

Por: Alberto Silva

Lama de Mariana pode ficar sem saída para o mar e areia fecha foz do Rio Doce

As poucas chuvas em 2013 e 2014 baixaram quantidade de água no Rio Doce e resultaram no fechamento da foz, a saída da água para o mar, em Regência, Linhares (ES).


Warning: file_get_contents(https://free.sharedcount.com/?url=https%3A%2F%2Fpensabrasil.com%2Flama-de-mariana-pode-ficar-sem-saida-para-o-mar-e-areia-fecha-foz-do-rio-doce%2F&apikey=a2ad8859171bb2d2344e31170cd248e9846315ac): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 401 Unauthorized in /home/pensabrasil/www/wp-content/themes/pensabrasilportal/inc/share-bar.php on line 10

O estuário é uma área sensível por abrigar a reprodução de inúmeras espécies em extinção, como o mero e tartarugas marinhas. Lá funciona uma base do projeto Tamar.

A barra do rio já está fechada desde junho e, até agora, vinha prejudicando principalmente os pescadores locais, que não conseguem sair para o oceano. Com a chegada da lama vinda da barragem de Fundão, em Mariana (MG), a situação é crítica.

Corre-se o risco de a lama ficar estacionada na saída do rio, sem conseguir chegar ao mar, onde se dissolveria com mais facilidade. A prefeitura de Linhares e o Tamar afirmam que a fauna e a flora estão em risco com a chegada da lama.

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

99

Clique aqui