18/01/2016

14:34

Por: Alberto Silva

15 curiosidades sobre os tatus

Veja aqui os 15 tópicos mais curiosos sobre os tatus


Warning: file_get_contents(https://free.sharedcount.com/?url=https%3A%2F%2Fpensabrasil.com%2F15-curiosidades-sobre-os-tatus%2F&apikey=a2ad8859171bb2d2344e31170cd248e9846315ac): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 401 Unauthorized in /home/pensabrasil/www/wp-content/themes/pensabrasilportal/inc/share-bar.php on line 10

1- Tatus são mamíferos placentários da superordem Xenarthra e ordem Cingulata (ou seja, dos desdentados). Entre os parentes xenarthras podemos citar o tamanduá e a preguiça.

2- Os tatus vivem em matas ciliares (ou seja, próximas aos rios), florestas, caatinga (vegetação seca) e cerrado.

3- Eles são chamados de armadilhos em Portugal e armadillos nos países de língua espanhola.

4- Tatus passam a maior parte do dia dormindo. Eles chegam a dormir até 16 horas diárias.

5- Os tatus são animais basicamente noturnos. Eles dormem durante o dia e saem à noite para se alimentar.

6- Embora sejam conhecidos por se alimentar de cupins e formigas, os tatus possuem uma dieta bastante variada. Eles comem raízes, verduras e pequenos animais.

7- Tatus já podem procriar com um ano de idade. A gestação dura de três a quatro meses, quando nascem de dois a quatro filhotes.

8- O maior tatu que existe é o tatu-canastra, que pode medir 1 metro de comprimento e pesar 60 quilos. O menor é o tatu-bola, com aproximadamente 50 centímetros e 6 quilos.

9- O tatu-bola não é o único animal que se enrola para escapar de predadores. Um dos animais que usam essa estratégia é o pangolim, um mamífero cheio de escamas encontrada na África e na Ásia. Quando se sente ameaçado, o pangolim logo vira uma bolota. Como suas escamas são duras como placas, nenhum predador tem paciência para matá-lo.

10- O tatu-bola não escava buracos, aproveita as tocas de outros animais para se esconder.

11- O mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil foi um tatu-bola batizado de Fuleco.

12- Você sabia que existem criadouros de tatus em diversos estados brasileiros (detalhe: é preciso ter autorização do Ibama para criar esses animais)? Os animais são criados para o aproveitamento da pele em peças de artesanato e sobretudo para o consumo da carne. O abate é feito entre os 12 e 18 meses de idade, quando o animal está com mais ou menos 3 quilos.

13- Um dos mais curiosos animais do grupo dos edentados foi o gliptodonte, um parente extinto do tatu. Natural do continente americano, onde todos os fósseis foram encontrados, o gliptodonte tinha cerca de 3 metros de comprimento e pesava 1,4 tonelada. Digamos que era um tatu tão grande quanto um Fusca.

14- Tocas de gliptodontes são ainda hoje encontradas em diversos locais da América do Sul. Elas são usadas como abrigos por outros animais e, eventualmente, por seres humanos.

15- Você sabia que tatus podem transmitir hanseníase para os humanos? A hanseníase é uma doença popularmente conhecida como lepra. Detalhe: eles são utilizados como animais de laboratório nas pesquisas contra a doença.

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

99

Clique aqui