OutrosUncategorized

Beneficiários do Bolsa Família doaram R$ 16 mi nesta eleição

TSE apura indícios de fraude envolvendo o programa por partidos e candidatos. Apenas um beneficiário doou 67.000 reais

Beneficiários do Bolsa Família doaram 15.970.436,50 a candidatos e partidos políticos nesta eleições, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgado nesta quinta-feira. O valor total de arrecadação declarado à Justiça Eleitoral até o momento é de mais de 1 bilhão de reais e, de acordo com o cruzamento, pelo menos 16.000 beneficiários do programa social aparecem como doadores. Agora, o TSE vai apurar indícios de falta de capacidade econômica de doadores inscritos no cadastro e que realizaram doações para campanhas eleitorais. aqui

Para o cargo de vereador, os cadastrados no programa doaram, em todo país, 12,3 milhões de reais. Já aos candidatos a prefeito, o valor das doações soma 3,5 milhões de reais. Também foram verificadas doações a partidos políticos, que somam 204.433 reais. O maior valor doado por beneficiário do Bolsa Família foi 67.000 reais. Para se ter uma ideia, só podem receber o benefício (que chega a 195 reais) famílias com renda até 170 reais por pessoa.

O ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, afirma que tudo indica que pode haver fraude. “Ou essa pessoa não deveria estar recebendo Bolsa Família ou está ocorrendo o que chamamos de ‘caça CPF’, ou seja, a manipulação de CPF de alguém que está inocente nessa relação, então tudo isso será investigado”. Segundo ele, antes a análise das contas só era feita tempos depois da eleição e, agora, a Justiça Eleitoral troca informações com o Ministério Público, a Polícia Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), a Receita Federal, além do Ministerio do Desenvolvimento Social e Agrário, para analisar irregularidades ainda durante a campanha.

O levantamento foi feito a partir do cruzamento de dados do TSE e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), que cadastra beneficiários de programas sociais do governo federal. “A parceria foi muito importante e vamos investigar cada caso desses para saber se pessoas que não necessitam do Bolsa Família estão recebendo ou se os CPFs delas estão sendo usados para praticar crime eleitoral”, disse o ministro Osmar Terra.

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Related posts

Globo virou um 'campo de pouso' de URUBUS

admin

Mudança radical na Friboi de LULINHA acende luz vermelha, falência a vista? JBS assusta mercado, veja o porque aqui…

admin

Lula rebate FHC e diz que tucano 'fala muitas bobagens'

admin