Resumão: aqui
Nos cálculos internos, isso reduziria a possibilidade de Levy sair atirando. Apesar das pressões, Dilma Rousseff resiste a tirar seu chefe da equipe econômica. Até mesmo o ex-presidente Lula, que criticou publicamente o ajuste fiscal, não vê o desembarque, neste momento, como oportuno.
Preferido Por ora, nada indica que o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles seria o substituto de Joaquim Levy caso este deixe, de fato, o ministério.
Disparada O governo já mediu o impacto de uma saída do titular da Fazenda agora: o dólar chegaria rapidamente à marca de R$ 4,50.
Recuo Já o ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) avaliou, em encontro com líderes partidários nesta terça, que a cotação da moeda americana cairá para R$ 3,60 caso os vetos de Dilma sejam mantidos no Congresso.
Chiste Na reunião com Dilma no Alvorada, semana passada, Lula brincou sobre a extensão da reforma ministerial: “Só faltaram o Levy e o Cardozo (ministro da Justiça)”, disse ele, ironizando sobre a especulação de que defende a exoneração de ambos.
Tolerância zero Os movimentos de moradia ligados ao PT assinam carta aberta, que será divulgada em breve, em que pedem a destituição de Levy. Até o momento, apenas se posicionavam contra a política econômica.
Velhos… Ministros petistas avaliam que, a despeito da reforma ministerial, o “modus operandi” do governo ainda não mudou. O Planalto segue centralizando decisões e agindo por espasmos, sem avaliar os efeitos de seus passos.
… costumes Segundo essa ideia, a ofensiva do governo contra Augusto Nardes, relator das contas de Dilma no TCU, pode ter o efeito contrário. Lembram que, em tática semelhante, Eduardo Cunha ganhou projeção e, de quebra, a presidência da Câmara.
Ciúme Líderes de partidos da base, como PP, PTB e PRB, ajudaram o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a não dar quorum à sessão que analisaria vetos presidenciais. O argumento é de que apenas o PMDB fora contemplado com a nova distribuição de cargos.
(Des)conectado Celso Pansera (PMDB), novo ministro da Ciência e Tecnologia, garantia a colegas no plenário da Câmara que haveria votação dos vetos e que a lista dos oposicionistas no PMDB cairia de 22 para 15 deputados.
Nem vem Aliados de Renan Calheiros dizem que, quanto mais Cunha forçar para que o presidente do Senado paute a PEC do financiamento eleitoral, menos ele se empenhará para fazer o assunto andar. “Cunha não pautará o Congresso”, diz um peemedebista.
Jogos… Dentro da proposta de liberar jogos de azar no Brasil, o governo tentará regulamentar ao menos a modalidade online para poder cobrar impostos hoje recolhidos fora do país.
…de azar Outra medida vista como viável pelo Planalto é a que libera cassinos, desde que se instalem em locais distantes e de difícil acesso. Fala-se em concentrar as casas na Amazônia e no Nordeste –já apelidado de “Las Vegas brasileira”.
Alalaô O Pixuleco, boneco inflável do ex-presidente Lula, ganhará marchinha de carnaval. O “Melô do Pixuleco” será lançado pelo Movimento Brasil Livre, no Rio.
TIROTEIO
Não aceitamos o aumento de carga tributária no país com a justificativa de que há no governo falta de verba para a Saúde.
DE CARLOS VITAL, presidente do Conselho Federal de Medicina, sobre o ministro Marcelo de Castro (Saúde) defender a CPMF permanente.
CONTRAPONTO
Tenho dito
Em reunião com líderes do Senado nesta terça-feira, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, foi cobrado novamente sobre alternativas à CPMF para engordar o caixa federal diante da queda na arrecadação. –Pensaremos em qualquer outra coisa e faremos mais cortes –respondeu o ministro, sem perder de vista o discurso do ajuste fiscal. Coube ao senador Blairo Maggi (PR-MT) rebater:
–Então é melhor o senhor preparar um plano B, porque aqui não vai passar — disse, provocando constrangimento ao ministro e aos colegas de Senado, que se apressaram em mudar de assunto.