CuriosidadesOutrosUncategorized

URGENTE – Doença misteriosa deixa 52 infectados e mata 2 na Bahia, veja quais são os sintomas…

A doença está sendo chamada de ‘Doença da Urina Preta’ e já infectou 52 pessoas na Bahia, levando 2 a óbito.

A Bahia foi atingida por uma doença misteriosa. Algumas pessoas apareceram na Região Metropolitana de Salvador com sintomas como, fortes dores de cabeça e urina muito escura. Os médicos ainda não sabem dizer qual é a causa dessa doença, se foi um vírus, bactéria ou uma intoxicação. aqui

Confira mais informações sobre a doença divulgadas pelo site G1:

Sintomas

Até o momento, segundo a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, foram 52 casos da doença. O governo ainda confirmou duas mortes.

Nas informações divulgadas, a doença está sendo como “mialgia” (que é uma dor aguda, sem uma causa esclarecida). Os sintomas principais são dor muscular muito forte, insuficiência renal e urina preta. Segundo o  infectologista Antônio Bandeira, que viu alguns dos casos em Salvador, é como se o paciente “tivesse feito uma maratona em poucos segundos”.

“É uma lesão muscular aguda, então a quantidade de mioglobina que está dentro do músculo acaba saindo e vai para a urina. Ela acaba dando essa cor de Coca-Cola. Esse pigmento também tem uma ação nefrotóxica (tóxica para os rins)”, explicou.

Quantas pessoas foram afetadas?

Até o momento, segundo a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, foram 52 casos da doença. O governo ainda confirmou duas mortes. Um homem que apresentava os sintomas da doença veio a óbito no dia 31 de dezembro, na cidade de Vera Cruz. Porém ele já tinha idade avançada e vários outros problemas de saúde.

Nesta quarta-feira (11/1), mais uma morte foi confirmada, que aconteceu no sábado (7/1), em Salvador. Mais detalhes sobre a vítima não chegaram a ser divulgados.

Qual a região dos casos registrados?

Os casos foram todos registrados na região metropolitana de Salvador. Além do falecimento em Vera Cruz, outro caso foi informado em Lauro de Freitas, e os outros 50 são da capital. Os registros estão sendo contabilizados desde o dia 14 de dezembro e vão até dia 5 de janeiro deste ano.

Como está caminhando a investigação dos órgãos de saúde?

Nove pacientes tiveram amostras de fezes encaminhadas para o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é referência em análise de amostras para descobrir novas doenças. A investigação está em andamento, porém é necessário também o envio de amostras de soro e de urina para que as análises prossigam.

Não existe um prazo para a entrega do laudo.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, 44 pacientes tiveram o resultado negativo para infecção bacteriana.

Houve ainda, uma suspeita que peixes na região teriam causado a intoxicação. Por esse motivo, amostras consumidas por pessoas infectadas pela doença foram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e para um laboratório dos Estados Unidos.

Como é feito o tratamento da doença?

Como ainda não há uma causa exata da doença, o tratamento está sendo feito com hidratação e analgésico. É importante ressaltar que os pacientes não tomem anti-inflamatório para não agravar a situação dos rins. O tempo para a melhora varia de três dias até uma semana.

(Via Agência de Notícias e G1)

Related posts

A FUGA DE LULA – O pedido de asilo para Lula já está na mesa do embaixador de Cuba

admin

Nova revista 'Playboy' ainda não encontrou uma musa para estrear sua primeira capa

admin

Casa Civil rebate ex-AGU e rechaça tentativa do governo de abafar Lava Jato

admin