CuriosidadesOutrosUncategorized

URGENTE – Alagamento no RS deixa famílias desabrigadas, veja…

Açude rompeu na madrugada desta sexta (6) deixando a cidade de Rolante em situação de emergência.

Aconteceu na madrugada desta sexta-feira (6/1) um rompimento de um açude em São Francisco de Paula, na cidade de Rolante, Vale do Paranhana – RS, o acidente fez com que os dois rios que passam na cidade transbordassem. A cidade ficou quase inteiramente submersa e as equipes de resgate e emergência passaram a madrugada toda tirando os moradores do local, ao menos 70 famílias ficaram desabrigadas e a ERS-239 foi bloqueada. aqui

Seis cidades gaúchas mobilizaram bombeiros para ajudar no resgate das famílias que estavam ilhadas na comunidade de Mascarada, a mais afetada pelo acontecido. O nível de água começou a subir por volta das 18 horas, durante o temporal, mas a situação começou a pior a noite.

“Recebemos diversos chamados de pessoas que estavam no telhado de casa, mas em algumas áreas tivemos dificuldade de acesso por conta da força da correnteza”, conta o presidente do corpo de bombeiros.

“A informação que tivemos foi a de que esse açude teria estourado às 16h. Veio a chuva às 18h e surgiram alagamentos na cidade, mas a água continuou subindo, e por volta das 21h era o caos”, conta o presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante, Tiago Rocha, ele disse que “casas inteiras foram levadas pela força da correnteza”.

O açude fica a cerca de 20 km da cidade e após o rompimento toda a água desceu para o vale onde o município está localizado.  “Recebemos diversos chamados de pessoas que estavam no telhado de casa, mas em algumas áreas tivemos dificuldade de acesso por conta da força da correnteza”, conta Tiago Rocha.

A força da água foi tão grande que destruiu pontes, carregou veículos, devastou plantações e animais morreram levados pela correnteza, conforme informações da Defesa Civil da cidade. Estima-se que 90% dos animais da pecuária tenham morrida. Contudo, não há relatos sobre pessoas desaparecidas.

As coisas começaram a voltar ao normal pela manhã, que foi quando a água começou a baixar e uma escola da cidade transformada em abrigo. Será realizado um trabalho nesta manhã para verificar os estragos feitos pela água, o prefeito já teria colocado o município em situação de emergência.

Doações para os habitantes estão acontecendo na sede dos Bombeiros Voluntários na Avenida Ten. Pedro Von Mullen, 630. Mais informações podem ser obtidas no número (51) 3547-3108. Os itens que estão mais urgentes são água potável, alimentos e roupas.

(Via Agência de Notícias e G1)

Related posts

Pela primeira vez LULA chega admitir que 'irá para cadeia' e seus projetos estão arruinados

admin

Toda equipe do site Pensa Brasil te deseja um feliz 2017

admin

Pastor Claudio Duarte manda recado para todos “Não se metam em minha vida” – Pensa Brasil – Conectado com você

admin