A Justiça da Guatemala determinou a prisão provisória do ex-presidente Otto Perez Molina durante o processo que investiga seu suposto envolvimento em um esquema de milionário de corrupção. Só no Brasil que não funciona?
E o povo da Guatemala dobrou a meta. aqui
Molina está respondendo por envolvimento no desvio de milhares de dólares do serviço alfandegário nacional. O ex-presidente negou ter cometido qualquer crime. Ele renunciou ao cargo após sofrer grande pressão das ruas.
As denúncias de corrupção deram início a uma onda de protestos nos últimos meses. O vice-presidente Alejandro Maldonado foi empossado interinamente como chefe de Estado.
A renúncia de Molina acontece alguns dias antes da eleição presidencial, marcada para domingo. O ex-mandatário foi impedido de participar do pleito devido a uma norma constitucional.
Molina também foi proibido de deixar o país. Seus advogados afirmaram que sua prisão provisória seria “uma violação ao princípio de legalidade e de livre locomoção”.
Eles disseram que não há motivos para se desconfiar que Molina queira fugir, pois apesar de ter recursos para isso decidiu se apresentar à Justiça.
O processo todo está sendo encarado como o início de um novo capítulo na história do país.
(Com informações de BBC)