OutrosUncategorized

Do grupo G20 o Brasil é o pior em exportação, fica atrás de Argentina, Índia, Indonésia

O Brasil é o país mais fechado para o comércio exterior entre todas as nações do G20, segundo um levantamento da Câmara de Comércio Mundial (ICC, em inglês) divulgado neste sábado (05). A economia brasileira recebeu a nota 2.3 em 2015, de uma escala de um a seis, ficando atrás de Argentina e Índia.

Apesar disso, a avaliação do Brasil melhorou levemente ante 2013, último levantamento do ICC, quando o país recebeu pontuação de 2.2. aqui

Das 20 economias, 15 evoluíram em abertura de mercado, com Rússia, Canadá e Coreia passando do nível de “abaixo da média” para “dentro da média”, na classificação mundial, graças principalmente ao aumento das importações e aos altos preços dos combustíveis.

G20 abaixo da média mundial

O estudo concluiu que, mesmo com as promessas de habilitar o comércio exterior como motor de crescimento e gerador de empregos, as economias do G20 “não estão conseguindo demonstrar liderança global na abertura comercial”.

O levantamento mostra que os países do G20 – grupo formado pelas maiores economias emergentes e desenvolvidas – têm níveis abaixo da média mundial, com apenas a Alemanha entre os 20 maiores mercados do mundo. O índice global de abertura de mercado pontuou 3.7 em 2015 – contra 3.6 em 2013 e 3.5 em 2011.

Neste sábado (05), ministros das finanças do G20 – entre eles o chefe da Fazenda, Joaquim Levy – reúnem-se em Ancara, capital turca, para discutir temas centrais dessas economias, especialmente a turbulância na economia chinesa e as intenções do Federal Reserve, banco central norte-americano, de elevar os juros este ano. (AG) 

Related posts

Na maioria do Brasil lojas estão vazias às vésperas do natal – Pensa Brasil – Conectado com você

admin

“O PT ESTÁ VENDENDO O BRASIL” PF aponta que governo Dilma vendeu portaria em 2014 junto a Fernando Pimentel

admin

Sindacs pede prisão do prefeito ACM Neto e secretários

admin