OutrosUncategorized

Brasil é o país que morre mais pessoas por conta da diabete, veja seus riscos e precauções….

O Dia Mundial do Diabetes é lembrado nesta segunda-feira para alertar sobre os efeitos da doença e a importância do diagnóstico precoce. Cada vez mais, surgem casos do tipo 2, resultado de maus hábitos alimentares e sedentarismo. O Brasil possui hoje 14,3 milhões de pessoas com diabetes, o que representa 9% da população. Metade delas, entretanto, não sabe que tem o problema. aqui

— O diagnóstico precoce evita complicações da doença. Quanto mais cedo for feito, melhor o tratamento e o risco de alteração do rim, que é a principal causa de insuficiência renal e hemodiálise no mundo. Além disso, diminui o risco da neuropatia diabética, em que os nervos param de funcionar e, em casos mais graves, leva à amputação — comenta o endocrinologista Flavio Cadegiani.

O diabetes mellitus é a elevação da glicose no sangue. Há dois tipos da doença. No tipo 1, a produção de insulina do pâncreas é insuficiente. Os portadores precisam de injeções diárias de insulina. No tipo 2 (cerca de 90% dos casos), a insulina está presente no organismo, mas sua ação é dificultada pela obesidade. Por ter poucos sintomas, na maioria das vezes permanece por anos sem diagnóstico.

— A doença está acometendo cada vez mais cedo. Já estamos recebendo adolescentes obesos com diabetes do tipo 2. A adoção de estilo de vida e alimentação saudável são medidas extremamente importantes na prevenção da doença — alerta Rodrigo de Oliveira Moreira, da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Como parte do Dia Mundial do Diabetes, o Instituto Masan promove, nesta segunda-feira, uma palestra gratuita para os pacientes diabéticos e hipertensos da Clínica da Família Cabo Edney Canazaro de Oliveira, no Sampaio, na Zona Norte do Rio. Com o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, o bate-papo começa às 14h e vai abordar o tema “Os 10 passos da alimentação saudável para diabéticos e hipertensos”.

Durante o encontro, a nutricionista do Instituto Masan, Adriana Ferreira, vai alertar os pacientes quanto ao consumo em excesso de açúcares e gorduras. Além disso, a profissional também dará orientações e indicações de como manter uma alimentação saudável e equilibrada, e em horários regulares.

(Via redação)

Related posts

Namoro entre professor e aluna de 17 anos é descoberto após fotos vazarem na web

admin

Michel Temer diz que massacre em Manaus não foi nada menos que um 'acidente pavoroso', veja…

admin

Família de homem que atirou contra candidato a prefeito Zé Gomes, mudou de Itumbiara

admin