OutrosUncategorized

Aprenda a fazer torta de castanha-do-pará, veja a receita aqui…

Nativa da Amazônia, a castanha-do-pará é conhecida no exterior como “Brazil nut” (ou castanha-do-Brasil).

aqui

Nativa da Amazônia, a castanha-do-pará é conhecida no exterior como “Brazil nut” (ou castanha-do-Brasil). Apesar do nome, não se trata de uma exclusividade brasileira. Ela também é encontrada nas florestas de países vizinhos, como Venezuela, Colômbia, Bolívia e Peru.

Apesar do nome, não se trata de uma exclusividade brasileira. Ela também é encontrada nas florestas de países vizinhos, como Venezuela, Colômbia, Bolívia e Peru. Por sinal, o maior exportador da semente é a Bolívia, que responde por cerca de 50% de toda a produção mundial.

Por sinal, o maior exportador da semente é a Bolívia, que responde por cerca de 50% de toda a produção mundial. O Brasil fica em segundo lugar, com 40%. A explicação para o nome no mercado internacional é o forte trabalho de divulgação realizado pelo Brasil, nos últimos anos.

Muito utilizada na culinária dos Estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso, as castanhas são ingrediente tanto de pratos salgados quanto doces, como é o caso de desta torta de castanha-do-pará.

Ingredientes

150 g de castanha-do-pará sem pele e triturada 200 g de farinha de trigo 1 colher (chá) de fermento em pó 300g de açúcar refinado 5 ovos 125 g de manteiga sem sal Recheio (opcional) 100 g de ameixa em calda 1 lata de leite condensado cozido

½ xícara (chá) de vinho do Porto

Preparo

Bata metade do açúcar com a metade da manteiga, até obter um creme. Acrescente as gemas e continue batendo. Junte a farinha de trigo, o fermento e a castanha-do-pará moída e reserve. Bata as claras em neve e acrescente à massa suavemente. Coloque em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar, em forno médio, até que a massa fique levemente dourada. Recheio

Bata no liquidificador as ameixas sem os caroços, o leite condensado cozido e o vinho do porto até obter um creme homogêneo.

Cobertura

Numa batedeira, bata o restante do açúcar e da manteiga até formar um glacê. Montagem Quando a torta estiver fria, corte-a ao meio no sentido horizontal, e acrescente o recheio. Junte as duas partes e coloque a cobertura.

Finalize polvilhando castanhas-do-pará.

Dicas

Muito saborosa, esta torta pode ser servida sem o recheio e a cobertura, como na foto acima.

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

34

Related posts

Confira aqui as previsões para o signo de Peixes, do dia 27 de fevereiro até 05 de março

admin

Lula rebate FHC e diz que tucano 'fala muitas bobagens'

admin

BARRACO- Apresentador de 'Cidade Alerta' quebra TUDO ao vivo em programa, assista aqui…

admin