OutrosUncategorized

Dilma começa viajar para países vizinhos buscando apoio em caso de impeachment

Expectativa de comitiva brasileira é que sejam anunciados a antecipação do livre comércio, previsto para 2018, além de acordos governamentais e investimentos.

O primeiro país a ser visitado pela Presidente é a Colômbia, onde a mesma deveria “determinar” o fechamento das fronterias, de onde se vem muitas drogas para nosso país, mas não, ela está preocupada com mandato dela. aqui

A presidente Dilma Rousseff fará visita de Estado à Colômbia nesta sexta-feira para ampliar as parcerias comerciais entre os países. Ela embarcou na quinta, às 19h, e terá uma agenda extensa. De acordo com o Planalto, Dilma será recebida pelo presidente Juan Manuel Santos no Palácio de Governo, em Bogotá. A presidenta também visitará o Congresso Nacional e a Suprema Corte colombianos, e participará, ao lado de Santos, do encerramento de um fórum de empresários dos dois países. Os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira, acompanharão a presidente.

De acordo com o subsecretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, a expectativa é que sejam anunciados acordos de compras governamentais, facilitação de comércio e investimentos durante a visita. Além disso, deve ser divulgada a antecipação do prazo para a entrada do livre-comércio entre os dois países. Pelo acordo em vigor, o livre-comércio está previsto para 2018.

“Temos um Acordo de Complementação Econômica, o ACE 59, que já cobre em torno de 80% do comércio. Gostaríamos de acelerar o cronograma da desgravação [redução] tarifária desse acordo e concluir um acordo automotivo”, acrescentou o embaixador, durante entrevista no Palácio Itamaraty, na semana passada.

De acordo com o ministério, a Colômbia é o segundo país mais populoso e a terceira maior economia da América do Sul, mas ocupa apenas o sétimo lugar como parceiro comercial do Brasil no continente americano. O comércio entre os países passou de 1,1 bilhão de dólares, em 2005, para 4,1 bilhões de dólares no ano passado.

Desde que o PT chegou ao poder, em 2002, o governo priorizou o relacionamento com a Venezuela em detrimento da Colômbia. Havia motivos ideológicos e econômicos, mas a situação mudou desde então. Segundo o Itamaraty, mais de 90% da pauta de exportações brasileiras para a Colômbia são de industrializados, sobretudo produtos químicos, automóveis, peças automotivas e semimanufaturados de ferro e aço. A Colômbia exporta principalmente carvão e petróleo para o Brasil.

Related posts

Lula consegue convencer 450 Deputados para derrubar Moro e retomar o Brasil, veja aqui…

admin

STF se prepara para colocar em Liberdade eterna os maiores bandidos da nação, você vai deixar?

admin

Suzane von Richtofen ganha seis dias fora da prisão pelo Dia das Crianças

admin