PolíticaUncategorized

Sinais de LULA, DILMA e PT fora do poder cresce expectativa do mercado e dólar despenca

#ForaLula #ForaDilma #ForaPT Pela manhã o Ibovespa alcançava os 47.193 pontos, com 5,12% de alta, e o dólar era cotado a R$ 3,70, com queda de 2,5%

O mundo pede fora LULA, DILMA e PT. O principal índice da bolsa de valores, o Ibovespa, disparava 5,12%, aos 47.193 pontos na manhã desta sexta-feira, após a Polícia Federal lançar nova fase da operação Lava Jato que tem como alvo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No mercado de câmbio, o dólar desabava cerca de 2,5% frente ao real na abertura dos negócios. aqui

Às 10:01, o dólar recuava 2,52%, a 3,7065 reais na venda, após cair 5,03 % nas três sessões anteriores. A moeda americana chegou a recuar 3%, a 3,6876 reais, na mínima deste pregão, menor patamar intradia desde 1º de setembro de 2015 (3,6192 reais).

“(A presidente Dilma Rousseff) já está muito fragilizada e com isso a oposição ganha mais força”, disse o operador da corretora Spinelli José Carlos Amado. “Se as manifestações do dia 13 forem grandes, a situação fica muito ruim para ela”, acrescentou, referindo-se a protestos planejados a favor do impeachment da presidente. Se mantiver esse ritmo, o dólar fechará esta semana com a maior queda acumulada desde outubro de 2008.

A operação Lava Jato lançou nesta manhã nova fase da investigação tendo como alvo Lula, contra o qual foram expedidos mandados de condução coercitiva e busca e apreensões, para apurar possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro do esquema envolvendo a Petrobras.

Notícias que aumentam a pressão sobre Dilma, alvo de processo de impeachment, vêm sendo bem recebidos pelo mercado, que entende que uma troca no governo pode trazer de volta a confiança e abrir espaço para mudanças na política econômica.

E, agora tendo Lula como alvo direto, a Lava Jato poderia atrapalhar os planos do ex-presidente de concorrer nas eleições de 2018.

Ainda assim, alguns analistas ponderam que as turbulências políticas podem dificultar ainda mais a governabilidade no presente. Além disso, não é certo que a saída da presidente resultaria em um governo mais apto a promover as reformas econômicas dolorosas que muitos acreditam ser a chave para a recuperação brasileira.

“O mercado está apostando em uma retomada da confiança que pode não se concretizar. Há uma certa euforia e acho que algumas pessoas estão indo no embalo, mas tem muita água para rolar ainda”, disse o operador de um banco internacional, sob condição de anonimato.

Na véspera, o dólar já javia caído mais de 2% sobre o real, reagindo à notícia de suposta delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) na operação Lava Jato envolvendo a presidente Dilma e Lula.

(Com Reuters)

Related posts

Ministério Público divulga ter na manga uma delação que será explosão na próxima semana….

admin

Nos 45 minutos do segundo tempo, Dilma ainda tenta acordo com 'Cunha'

admin

Réveillon de Copacabana pode ser cancelado, entenda…

admin