Ventos de 60 a 80 km/h foram registrados nas regiões oeste, sul e no litoral de SC. Por volta das 7h, a Grande Florianópolis registrou rajadas de 87 km/h.
A combinação de frio e umidade fez com que a cidade de São Joaquim, na serra catarinense, registrou neve na manhã deste domingo (21). Entre 9h e 10h, a temperatura estava em torno de 4º C, segundo dados do Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). aqui
Em regiões ainda mais altas, como o Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, com altitude superior a 1.800 metros, a temperatura chegou a zero grau, com ventos de cem quilômetros por hora.
“Foi a condição climática ideal, com um sistema de alta pressão trazendo frio, e um ciclone próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina trazendo a umidade do mar”, explica a meteorologista Laura Rodrigues.
Esse ciclone, segundo Rodrigues, é responsável também por “superventos” que atingem a região e contribuem para aumentar a sensação de frio. Ventos de 60 a 80 km/h foram registrados nas regiões oeste, sul e no litoral de SC. Por volta das 7h, a Grande Florianópolis registrou rajadas de 87 km/h.
“O alerta maior vai para os ventos e, consequentemente, o mar, que fica em condição de ressaca”, diz Rodrigues. Com os ventos fortes, há previsão de ondas acima de 3,5 metros.
O frio e a umidade prosseguem ao longo do domingo, e não está descartada a possibilidade de mais neve. Para os próximos dias, a tendência é que o céu limpe, e as temperaturas fiquem ainda mais baixas, criando condições para geadas.
“O frio mais intenso caiu no outono, em períodos de maio e junho, depois, não tivemos temperaturas tão baixas. Agora, no fim de agosto, estamos vendo o frio voltar”, diz Rodrigues. Com informações da Folhapress.
(Via Agencia)