Presidente diz que não vai expulsar diplomatas americanos.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta sexta (30/12), anunciou que “não vai expulsar ninguém” em resposta às sanções à Moscou e à expulsão de 35 diplomatas russos pelos EUA, anunciada nesta quinta. Segundo a agência de notícias RIA, o presidente disse que vai avaliar as ações do presidente Trump antes de decidir sobre as relações com os Estados Unidos. aqui
A declaração do presidente da Rússia pelo Kremlin, em comunicado. Um pouco antes, o ministro do Exterior, Serguei Lavrov, havia dito que havia proposto a Vladimir Putin a expulsão de 35 diplomatas americanos e vetação de uso de dois complexos em Moscou pelos americanos, em resposta à medidas semelhantes nos EUA.
“Não podemos deixar tais medidas sem uma resposta”, disse o ministro. “A reciprocidade é a lei da diplomacia e das relações internacionais”, justificou, segundo comentários divulgados pela mídia. Ele disse que as acusações de interferências na eleição americana não têm fundamento.
“A reciprocidade é a lei da diplomacia e das relações internacionais”, disse o ministro Serguei Lavrov.
Pela proposta de Lavrov, 31 diplomatas americanos de Moscou e quatro de São Petersburgo seriam considerados persona non grata. Em tais casos, é hábito no meio diplomático expulsar o mesmo número de diplomatas do país.
Segundo o site Terra Na quinta-feira, o governo do presidente Obama determinou a expulsão do país de 35 diplomatas, fechou dois complexos em NY e Maryland e divulgou sanções a nove entidades ou pessoas da Rússia, incluindo serviços secretos, em resposta a uma alegada interferência nas eleições presidenciais de novembro.
(Via Agência de Notícias e Terra)