OutrosUncategorized

“Leilão de cargos” PT agora perde 2º escalão da saúde para o PMDB, tudo pelo poder!

Com a troca no comando do Ministério da Saúde, que passou a ser chefiado pelo PMDB, o PT teve o seu espaço reduzido nos cargos de segundo escalão da pasta desde o final da semana passada. O encolhimento da sigla foi antecipado pela Folha e atinge nomes ligados ao partido.

Mesmo antes de assumir o cargo, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, já negociava a substituição de petistas por indicados do PMDB, sobretudo que fizeram parte da administração do ex-peemedebista José Gomes Temporão, que assumiu a pasta no segundo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. aqui

Nesta quarta-feira (14), o novo ministro exonerou a sanitarista Ana Paula Menezes, ligada ao PT de Pernambuco, da secretaria-executiva. Em seu lugar, nomeou o também sanitarista José Agenor da Silva, indicado pelo PMDB de Minas Gerais.

Na semana passada, o ministro exonerou também da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), responsável por projetos de acesso à saúde, Lumena Furtado, que foi secretária na gestão petista em Mauá (SP).

Para o seu lugar, ele convidou o médico Alberto Beltrame, que ocupou o posto na administração do PMDB à frente da pasta. Os dois cargos eram chefiados por nomes de confiança do ex-ministro Arthur Chioro, petista ligado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A saída do PT do comando do ministério incomodou líderes petistas, que criticaram a concessão da pasta ao PMDB pelo modelo de “porteira fechada”. Pela fórmula, o titular do ministério indica os ocupantes de toda a estrutura. Castro afirma que “esse é um governo de coalizão” e que sua equipe não será “exclusivamente” do PMDB.

Outro alvo de conflito entre PT e PMDB é o comando da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), vinculada à Agricultura. Os peemedebistas defendem a saída do petista Mário de Lima Morais da presidência, o que preocupa o PT, que considera o posto uma trincheira de resistência ao PSDB no Estado.

O PT também perderá o comando dos Correios e do Sebrae, que será entregue ao ex-ministro Guilherme Afif Domingos (PSD), e deve deixar a presidência da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), posto estratégico para a sigla no Nordeste.

(via Folha)

Related posts

Tempo fechado, Polícia cerca Complexo da Maré atrás de chefes do tráfico que atacaram militares no Rio

admin

OAB quer afastar IMEDIATAMENTE Renan Calheiros da Presidência do Senado, veja aqui…

admin

PMDB já vislumbra posse de 'TEMER' como 'presidente' e pede desvinculação das contas no TSE

admin