OutrosUncategorized

Furacão Matthew que poderá chega ao Brasil devasta Haiti

A coordenadora de Defesa Civil, Marie Alta Jean-Baptiste, pediu que a população se mantenha em alerta e tome precauções.

menos uma pessoa morreu e outra está desaparecida no Haiti por causa das chuvas provocadas pelo furacão Matthew, que tocará terra a partir do meio-dia (horário local) desta segunda-feira (14h de Brasília), informaram fontes oficiais. aqui

Diante da iminente chegada do forte furacão, de categoria 4, o governo do Haiti anunciou a suspensão das aulas e o fechamento dos dois principais aeroportos do país desde as 6h da manhã (8h de Brasília) até esse mesmo horário da próxima quarta-feira.

A vítima é um pescador que se afogou em St Jean du Sue, no sul do país, de acordo com o serviço de Defesa Civil, que detalhou que outra pessoa desapareceu em Aquin, na região sul.

As autoridades reportaram chuvas intensas desde ontem à noite e inundações em Bariadelle e Petite Rivière, duas regiões no litoral sul do Haiti. Além disso, dezenas de pessoas foram retiradas na pequena ilha de Île à Vache, ao sul da capital, que também está situada no trajeto do furacão.

Em Jeremie, na região sul do Haiti, mais de 500 pessoas tiveram que abandonar suas casas ontem à noite. A coordenadora de Defesa Civil, Marie Alta Jean-Baptiste, pediu que a população se mantenha em alerta e tome precauções.

Marie advertiu que são esperadas fortes chuvas e ventos e pediu que a população “fique alerta”. No entanto, a responsável de Defesa Civil reconheceu que algumas pessoas “não querem deixar seus lares”, mas deverão fazê-lo se estão em áreas de risco.

As autoridades preveem que as precipitações atinjam entre 300 e 600 milímetros, o que pode causar graves inundações no país, que é bastante vulnerável a desastres naturais.

O ministro de Interior, Yanick Joseph, anunciou ontem que o governo conta com mil centros distribuídos por todo o território nacional, que têm capacidade para receber um total de 300 mil pessoas. Vários grupos do setor privado colocaram à disposição do Executivo do Haiti materiais para o caso de emergências.

A apenas uma semana da realização das eleições no país, o governo do Haiti teme as consequências que Matthew possa ter sobre o desenvolvimento do processo eleitoral em algumas regiões.

(Via Agencia)

Related posts

Na Papuda só resta uma vaga que está sendo 'reservada', o restante foi para Curitiba hoje, veja…

admin

Sem ser julgado, réu no mensalão, Fernando Moreira, morre em Belo Horizonte

admin

Enquanto milhares de pessoas morrem de câncer governo enrola para liberar pilula que cura

admin