14/04/2017

11:07

Por: Alberto Silva

Veja alguns fatos que marcaram a Sexta-feira da Paixão!

A semana santa continua até domingo.

Veja alguns fatos que marcaram a Sexta-feira da Paixão!

Momento de reflexão para os católicos e cristãos, a Semana Santa é marcada pela lembrança da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Em Conceição do Coité, a sexta-feira santa para os católicos foi bastante concorrida, começando às 06h com Ofício de Nossa Senhora em todas as igrejas, às 06h30 teve inicio a adoração na Matriz e perdurou até às 15h.

Na Sexta da Paixão, a Igreja faz silêncio para celebrar a morte de Jesus, no horário que ele entregou sua alma a Deus, por volta das três horas da tarde”, explicou padre Charles Santana, pároco do cidade.

Em seguida aconteceu a celebração da Paixão e às 19h30 milhares de fiéis acompanharam a procissão do senhor morto,que percorreu todo centro da cidade e em cada parada acontecia o canto de Verônica.

A semana santa continua até domingo.

“Na Sexta da Paixão, a Igreja faz silêncio para celebrar a morte de Jesus, no horário que ele entregou sua alma a Deus, por volta das três horas da tarde”, explicou padre Charles Santana, pároco do cidade.

Após a chegada da procissão a igreja matriz padre Charles convocou os fiéis a entrar no templo para visitar a imagem símbolo, daquele que deu a vida pela humanidade.

Significado da Procissão do Senhor Morto:

Essa celebração dramática acontece na Sexta feira Santa. Prepara-se um Calvário, com o Senhor crucificado, acompanhado de algumas figuras bíblicas.

Em geral, aparecem a figura de Maria, Mãe de Jesus, caracterizada com o a Senhora das Dores. Tem-se o costume de se colocar Maria Madalena, Verônica, São João apóstolo e outros.

A procissão é seguida em silêncio, ao som das matracas e com cânticos de dor e piedade. A devoção popular faz dessa celebração o ponto alto da Semana Santa. Todos acompanham e rezam, como se fosse de fato um enterro real.

Há ainda o costume de se beijar o Senhor Morto após a chegada à Igreja, com clima de piedade, tristeza e meditação.

Existem algumas tradições populares que são marcantes na sexta feira Santa. Ao meio da Sexta feira Santa, muitos já vão à Igreja para o beijamento do Senhor Morto.

Geralmente é uma imagem de tamanho natural, com cabelos naturais, que está deitada num esquife, com lençol e fronha bordados de roxo.

As atividades continuam neste sábado com a missa de Aleluia às 20h e no domingo dia 31, às 09h acontece a Celebração Eucarística da Ressurreição e batismo de jovens.

Galeria
Curiosidades |
1 de 3
Veja alguns fatos que marcaram a Sexta-feira da Paixão!

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

106