03/02/2015

19:09

Por: Alberto Silva

Três candidatos vão tentar destronar Blatter na Fifa.

Príncipe jordaniano, cartola holandês e o ex-craque Figo entram na corrida pela presidência

A Fifa confirmou hoje a inscrição de quatro candidatos à eleição para a presidência da entidade, que acontecerá em 29 de maio deste ano. A Comissão Eleitoral vai agora analisar as candidaturas de Joseph Blatter, atual presidente; do príncipe Ali bin Al Hussein, membro da família real da Jordânia e vice-presidente da Fifa; do ex-craque português Luís Figo; e de Michael van Praag, presidente da Federação Holandesa de Futebol.

Em conformidade com o Regulamento Eleitoral, a Comissão Eleitoral apresentou os dossiês de candidaturas para o conselho de educação da Comissão de Ética independente. Depois de receber os resultados dos exames de integridade, a Comissão Eleitoral deve analisar todas as candidaturas e se estão em conformidade com as disposições do regulamento da Fifa. Após este processo, a comissão anuncia formalmente os candidatos a presidente da Fifa.

O francês Jérôme Champagne, que havia manifestado desejo de participar do pleito, está fora da corrida:

“Lamento anunciar que não consegui apresentar as cinco cartas de apoio necessárias para formalizar a minha candidatura às eleições de 29 de maio”, disse Champagne, em comunicado divulgado nesta segunda-feira. O francês obteve apenas apoio de três federações, número insuficiente para concorrer.

O ex-jogador francês David Ginola também não conseguiu reunir os apoios suficientes.

Luís Figo tem o o apoio de seis federações europeias: Portugal, Dinamarca, Montenegro, Macedônia, Luxemburgo e Polônia.

Blatter busca o seu quinto mandato à frente da Fifa. Para se eleger presidente da entidade em primeiro turno, são necessários dois terços dos votos das 209 federações nacionais filiadas à Fifa.

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

    Sorry. No data so far.

55

Clique aqui