30/06/2017

18:51

Por: Caio Nobre

Raquel Dodge é indicada como PGR por Temer

Conheça, Raquel Dodge, a indicada de Michel Temer à procuradoria-geral da República.

Raquel Dodge é indicada como PGR por Temer

Nesta última quarta-feira (28) o atual presidente, Michel Temer,  indicou Raquel Dodge, subprocuradora-geral da República, para substituir Rodrigo Janot na procuradoria-geral da República.

Com essa indicação, Temer acaba quebrando a tradição dos antigos presidentes, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rouseff. Desde 2003, o procedimento era indicar o mais voto pelos procuradores, contudo, o presidente optou pela segunda colocada, subprocuradora Raquel.

  Em debates, a indicada de Temer admitiu ter a intenção de dar continuidade as investigações da Lava-Jato.

A decisão foi tomada no mesmo dia em que Michel Temer obteve a lista tríplice. Ela foi entregue pelo presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, José Robalinho Cavalcanti.

A doutora Dodge acabou se tornando a primeira mulher a ser indicada para o cargo. No entanto, sua nomeação ainda será submetida ao Senado Federal.  O mais votado pela ANPR foi Nicolao Dino, aliado de Janot. Vale relembrar que, no inicio dessa semana, Janot abriu uma denúncia contra o presidente, apresentando ao STF crimes cometidos por Temer, dentre eles o de corrupção passiva.

Raquel Dodge é indicada como PGR por Temer

Apesar de qualquer crítica, a Constituição permite ao presidente da República a prerrogativa de escolher o chefe do Ministério Público Federal. Ele ainda não é obrigado a seguir indicados da lista.

Raquel Dodge é mestre em direito, obtendo formação através da universidade de Harvard. Foi coordenadora da Câmara Criminal do Ministério Público Federal e Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão. Ela participou da equipe que redigiu o I Plano Nacional para extinção do trabalho escravo no Brasil. Atuou ainda na Operação Caixa de Pandora e na equipe que abriu processo contra Hildebrando Paschoal e o Esquadrão da Morte.

Em debates, a indicada de Temer admitiu ter a intenção de dar continuidade as investigações da Lava-Jato. Após aprovação pelo Senado, Dodge deverá assumir o posto ao término do mandado de Janot que tem previsão para o dia 17 de setembro.

 

Galeria
Política |
1 de 5
Raquel Dodge é indicada como PGR por Temer

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

87

Clique aqui