04/09/2015

11:37

Por: Alberto Silva

Presidente da Guatemala ‘Renunciou’ e ainda foi pra cadeia por roubar seu país

A Justiça da Guatemala determinou a prisão provisória do ex-presidente Otto Perez Molina durante o processo que investiga seu suposto envolvimento em um esquema de milionário de corrupção. Só no Brasil que não funciona?


Warning: file_get_contents(https://free.sharedcount.com/?url=https%3A%2F%2Fpensabrasil.com%2Fpresidente-da-guatemala-renunciou-e-ainda-foi-pra-cadeia-por-roubar-seu-pais%2F&apikey=a2ad8859171bb2d2344e31170cd248e9846315ac): failed to open stream: Connection refused in /home/pensabrasil/www/wp-content/themes/pensabrasilportal/inc/share-bar.php on line 10

E o povo da Guatemala dobrou a meta.

Molina está respondendo por envolvimento no desvio de milhares de dólares do serviço alfandegário nacional. O ex-presidente negou ter cometido qualquer crime. Ele renunciou ao cargo após sofrer grande pressão das ruas.

As denúncias de corrupção deram início a uma onda de protestos nos últimos meses. O vice-presidente Alejandro Maldonado foi empossado interinamente como chefe de Estado.

A renúncia de Molina acontece alguns dias antes da eleição presidencial, marcada para domingo. O ex-mandatário foi impedido de participar do pleito devido a uma norma constitucional.

Molina também foi proibido de deixar o país. Seus advogados afirmaram que sua prisão provisória seria “uma violação ao princípio de legalidade e de livre locomoção”.

Eles disseram que não há motivos para se desconfiar que Molina queira fugir, pois apesar de ter recursos para isso decidiu se apresentar à Justiça.

O processo todo está sendo encarado como o início de um novo capítulo na história do país.

(Com informações de BBC)

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

    Sorry. No data so far.

57

Clique aqui