07/01/2016

01:59

Por: Alberto Silva

Nos EUA, Petrobras é alvo de 28 ações

Enquanto as coisas no Brasil só avançam por conta da bravura dos que tocam a Operação Lava Jato, nos EUA a conversa é outra.

Correm contra a Petrobras, por conta dos casos de corrupção e das desvalorizações extremas deles decorrentes, nada menos que 28 ações judiciais. Os processos são movidos por investidores e fundos, em ações individuais, e há ainda uma ação coletiva.

Segundo os requerentes, a Petrobras não cumpriu as regras do mercado de ações dos EUA. E por lá o STF é outro. Não haverá uma Suprema Corte para aliviar a barra dos investigados, caso seja comprovada a culpa. O sistema jurídico norte-americano é menos dado às “colheres de chá” que caracterizam nosso país.

Não vai ser tão fácil resolver as coisas na justiça americana. A parte ruim é que as condenações financeiras recairão sobre o caixa da própria Petrobras, um prejuízo que ao fim e ao cabo repercutirá nas contas públicas.

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

101