31/05/2017

11:51

Por: Alberto Silva

No dia mundial sem tabaco – a OMS alerta que o tabaco ameaça o desenvolvimento

dia mundial sem tabaco revela 7 bilhões de mortes causadas pelo cigarros todos os anos. além da doenças que a substancia causa, ela também oferece riscos ao meio ambiente e prejudica o desenvolvimento humano.

No dia mundial sem tabaco a OMS alerta que o tabaco ameaça o desenvolvimento

Hoje, 31 de maio é o dia mundial sem tabaco e os números ainda são assustadores. Cerca de 7 milhões de pessoas morrem por ano em todo mundo por causa do cigarro. Sendo que em 2001 eram 4 milhões por ano. segundo OMS.

Já são 55 tipos de doenças diagnosticadas, em que o causador é o tabaco. Entre as doenças crônicas pulmonares, 85% foram provocadas pelo cigarro.

O cigarro também é responsável por 30% de todos os canceres no mundo.

São 19.200 pessoas morrendo por dia em todo mundo. Além das doenças o consumo de cigarro prejudica também o desenvolvimento humano.

São 19.200 pessoas morrendo por dia em todo mundo. Além das doenças o consumo de cigarro prejudica também o desenvolvimento humano.

Tabaco uma ameaça ao desenvolvimento

A OMS (Organização Mundial de Saúde) alerta sobre os males do tabaco ao desenvolvimento, segundo Margaret Chan, diretora geral, que em comunicado disse que o cigarro custa cerca de US$ 1,3 trilhão em gastos com saúde e perda de produtividade.

O relatório da OMS também indicou mais de 7 mil substancias tóxicas que envenenam o meio ambiente, vindas dos resíduos do tabaco, muitas delas cancerígenas.

As bitucas de cigarro deixadas no meio ambiente correspondem a 2 terços do que é comprado no mundo. Nelas contém gases de efeito estufa além de poluírem costeiras e área urbanas.

O cigarros são mais consumidos em países subdesenvolvidos e nas populações pobres que gastam cerca de 10% da renda familiar com a substância.

Diante destes números conclui Margarete Chan: “O tabaco é uma ameaça para todos. Agrava a pobreza, reduz a produtividade econômica, afeta negativamente a escolha dos alimentos consumidos nas residências e polui o ar em ambientes fechados”.

Como diminuir o consumo de tabaco

As medidas para diminuir o uso de tabaco, conforme orientação da OMS são: a proibição de marketing e propaganda para a comercialização do cigarro, a proibição do uso em ambientes públicos e o aumento do imposto, resultando no valor alto para a compra.

Algumas dessas medidas já foram tomadas no Brasil, e nos últimos 15 anos o consumo entre brasileiros caiu pela metade. Enquanto no mundo todo são vendidos 15 bilhões de cigarros por dia.

Galeria
Saúde e Vida |
1 de 4
dia mundial sem tabaco

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

108

Clique aqui