27/04/2015

09:12

Por: Alberto Silva

Não é só no Brasil, 16 países estão atolados em dívidas (e o Brasil em 34º)

Japão deve quatro vezes mais que o total de sua economia. Mais de 16 países estão afundados em dívidas.

Depois da crise de 2008, a expectativa geral era que a alavancagem fosse diminuir e empurrar as dívidas para baixo – de forma lenta e penosa, sim, mas pelo menos com uma direção comum.

Não foi o que aconteceu. Desde 2007, a dívida global cresceu US$ 57 trilhões, ou 17 pontos percentuais em relação ao PIB. E o problema é especialmente grave em países como Japão, cuja dívida total é 4 vezes maior que o tamanho da própria economia.

Naturalmente, não é só um número que importa. Na hora de emprestar, os investidores olham também para o perfil da dívida (prazos curtos/longos, moeda local/estrangeira, etc) e a solidez e fundamentos da economia do país.

Um país com famílias muito endividadas – como a Dinamarca – exige soluções diferentes de outro onde o problema está principalmente com o governo – como a Grécia.

Veja a seguir 16 países com altos níveis de dívida, separada por governo, empresas e famílias. Os números são de um relatório da McKinsey e se referem ao segundo trimestre de 2014. Não dá para dizer que é um ranking final, porque o universo analisado pela consultoria foi limitado

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

73

Clique aqui