03/07/2015

09:12

Por: Alberto Silva

Google marca negros como “GORILA” e depois pede desculpas.

O Google Fotos é uma ferramenta sensacional que pode mudar o armazenamento de fotos assim como o Gmail mudou o e-mail. Só que ela ainda precisa resolver alguns problemas no algoritmo que analisa as imagens.

Um dos principais recursos no Google Fotos é reconhecer automaticamente pessoas, animais, objetos e locais em suas fotos. Só que o programador Jacky Alciné notou uma falha ofensiva: o algoritmo estava marcando como “gorila” várias fotos em que ele aparece com uma mulher negra.

Jacky reclamou no Twitter…

… e recebeu uma resposta pouco tempo depois: Yonatan Zunger, do Google+, prometeu uma solução no mesmo dia. Ele confirmou que a tag “gorila” foi removida da base de dados, mas a equipe ainda tem mais trabalho pela frente.

Zunger diz que “até recentemente, o algoritmo estava confundindo rostos brancos com cachorros e focas“, e “pessoas de todas as raças eram marcadas como cachorros“. Isso acontece porque o reconhecimento de imagens não é exatamente simples: é preciso usar “processamento de contraste diferente para tons de pele e iluminação diferentes”, diz ele.

O Gizmodo já reparou em alguns erros do algoritmo antes. Por exemplo, o Google Fotos achava que este doce do Mickey Mouse era uma tampa de cerveja…

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

93

Clique aqui