30/07/2017

15:11

Por: Alberto Silva

Dicas naturais para aliviar as cólicas menstruais

Segundo especialistas as dores são causadas pela produção  de prostaglandina, um hormônio responsável pela contração do útero nessa fase

Dicas naturais para aliviar as cólicas menstruais

 

As cólicas menstruais é uma dor comum nas mulheres cada vez mais frequentes, elas geralmente  aparecem um ou dois dias antes do inicio do ciclo menstrual e geralmente permanecem com uma certa intensidade no primeiro e também no segundo dia do sangramento.

Analgésicos e anti inflamatórios podem aliviar as dores leves. Mesmo assim, devem ser tomados sob orientação médica

Segundo especialistas as dores são causadas pela produção  de prostaglandina, um hormônio responsável pela contração do útero nessa fase.

E na maioria das mulheres o processo de contração é mais intenso e o fluxo menstrual é bem maior que o normal.

Alguns alimentações pode ajudar a mulher aliviar essas cólicas sem precisar recorrer a remédios farmacológicos, como por exemplo:

Melão:

“A fruta é diurética e ajuda a eliminar o excesso de líquidos, além de contribuir com a regulação dos hormônios, sendo indicada para tratamentos dos desequilíbrios menstruais.

Já o legume, muito usado pelos povos orientais, também é diurético e apresenta ações tonificantes e mineralizantes”

Chás:

Eles tem efeitos antiespasmódicos que aliviam espasmos e as dores das contrações, as

recomendações são chás de hortelã e erva cidreira. “Com propriedades calmantes, podem contribuir para o bem-estar geral da mulher”.

Dicas naturais para aliviar as cólicas menstruais

Aromaterapia:

As essências podem ser agentes terapêuticos auxiliares no tratamento das alterações menstruais.

Massagens:

Movimentos suaves no abdômen e nos pés, com óleo de gergelim morno, é a solução proposta pela Medicina Ayurvédica para ajudar a restaurar o equilíbrio e combater as dores menstruais, também é indicada por melhorar a circulação e ajudar a relaxar.

Homeopatia:

A homeopatia pode agir rapidamente sobre o alívio das cólicas,  “O tratamento tem que fazer efeito rápido, caso contrário não adianta”

Dicas naturais para aliviar as cólicas menstruais

Medicamentos: 

“Analgésicos e anti inflamatórios podem aliviar as dores leves. Mesmo assim, devem ser tomados sob orientação médica”

Anticoncepcionais tem ações cotra as dores das cólicas:

As pílulas anticoncepcionais têm ação contra as dores em casos de fluxo intenso. O princípio é: ao reduzirem o fluxo, evitam o aparecimento das cólicas.

Atividade física ajudam a amenizar as cólicas: 

Exercício aeróbico, praticado de forma contínua libera beta-endorfinas, neurotransmissores lançados na corrente sanguínea que diminuem o quadro doloroso e promovem sensações de relaxamento e bem-estar.

Bolsa de água quente para aliviar cólicas:

Pode ser benéfica, desde que a pessoa seja sensível ao calor”  “A água quente aumenta a circulação local, relaxa os músculos e reduz o incômodo das contrações uterinas”.

Vale ressaltar que é totalmente necessário procurar orientação médica.

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

117

Clique aqui