09/02/2017

16:30

Por: Alberto Silva

BOMBA: Papa Francisco afirma que existe corrupção no Vaticano

De acordo com uma reportagem publicada nessa quinta (9), pelo Jornal Corriere della Sera. O papa Francisco admitiu que existe corrupção no Vaticano, mas que ele aprendeu a encarar os problemas com muita serenidade e viver em paz, porque não podemos controlar as atitudes das outras pessoas e Deus vai se encarregar de fazer o julgamento destes.

Questionado de onde vem tanta serenidade, o papa explicou como  está tão em paz. “Qual é o segredo da minha serenidade? Não tomo remédios tranquilizantes. Os italianos sempre dão um belo conselho: para viver em paz, precisa um pouco de indiferença. Eu não tenho problema em dizer que estou vivendo uma experiência. Em Buenos Aires, era mais ansioso, mais preocupado. Hoje vivo uma profunda paz, não sei explicar”.

Ele contou  também que ele anota seus problemas mais complicados em pequenos bilhetes, e então os desliza sob uma pequena estátua do carpinteiro que, segundo o Evangelho, criou Jesus. O objeto repousa agora sob um “colchão” de bilhetes.

Questionado sobre os escândalos de abusos sexuais dentro da Igreja Católica, o Papa disse que a “disseminação dos abusos é devastante”, e que o caso precisa ser visto como uma doença.

De acordo com o papa Francisco, os cardeais e todos os membros da cúria sabem muito bem dos problemas internos do Vaticano e todos queriam reformas no último conclave. “Nas congregações gerais antes do conclave que me elegeu, falavam dos problemas do Vaticano e todos queriam reformas”. “Mas se há algum problema, eu escrevo um bilhete a São José e coloco embaixo de uma estátua no meu quarto, uma estátua de São José dormindo. Ele dorme em cima dos meus bilhetes e eu durmo tranquilo”.

O Vaticano, que possui regulamentações próprias e leis internas para lidar contra a pedofilia e a corrupção, também já foi citado pelas Nações Unidas a prestar esclarecimentos. Em setembro de 2016, a Santa Sé aderiu à convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a corrupção.

 

Via Agência de Notícias, Globo, Bonde e Folha

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

105