15/02/2017

16:41

Por: Alberto Silva

ALERTA: Vírus que atinge crianças pode até causar meningite, veja quais são os sintomas!

Existe uma doença que costuma se espalhar durante a época do frio e que afeta principalmente as crianças. Fique atento aos sintomas e procure um médico na primeira suspeita do vírus.

Existe uma doença que costuma se espalhar durante a época do frio e que afeta principalmente as crianças. Fique atento aos sintomas e procure um médico na primeira suspeita do vírus.

Confira as informações do site Mãe.Tips:

Chegando o frio, resfriados e doenças infecciosas acabam infectando com maior frequência, principalmente nas escolas, creches e jardins da infância que são lugares muito prováveis de infecções.

Em raros casos, a doença pode levar a infecções graves do cérebro, como a meningite e a encefalite.

Mesmo muitas delas terem sido vacinadas contra a maioria das doenças, e de alguns pais já terem vacinados contra o vírus da influenza, os vírus mutantes de doenças infecciosas se alteram constantemente e infectam da mesma forma.

Este ano, os médicos rastrearam uma doença causada por um vírus extremamente estável, a Estomatite enteroviral vesicular com exantema, também conhecida como “Doença da Mão-Pé-e-Boca” (HFMD), que começou a progredir rapidamente nos últimos tempos.

Os especialistas previram que neste ano pode acontecer o recorde do número de casos desta doença e os sintomas do vírus são muito parecidos com os de um resfriado, com temperatura alta e dores de garganta. Além disso, aparecem pequenas manchas que coçam nas palmas das mãos, nas plantas dos pés e dentro da boca da pessoa infectada.

Em alguns casos mais raros, essas feridas podem aparecer em outras partes do corpo, até mesmo nos órgãos genitais.

E por que esse vírus se espalhou tanto? O problema é que a doença é altamente infecciosa e pode ser  passada com facilidade de uma pessoa infectada para outra quando houver contato com saliva ou muco. Isto significa que você pode pegar a doença se uma pessoa infectada espirrar, ou se você a beijar ou até mesmo com um aperto de mãos..

Este é o motivo desta doença se espalhar rapidamente em pré-escolas, onde as crianças geralmente estão cobertas por salivas ou lágrimas.

Apesar do fato de o vírus ter uma aparência bizarra, ele não é perigoso e normalmente, o organismo precisa de uma ou duas semanas para eliminar a doença por si só.

Claro, que ao sinal dos primeiros sintomas, você precisa ir se consultar com um médico para ter um diagnóstico mais preciso e para saber qual a terapia antiviral a ser usada e em complemento, você deverá ficar em casa até recuperar  totalmente a saúde e não correr o risco de infectar outras pessoas.

Normalmente, os sintomas do vírus não são muito perceptíveis, mas ele pode levar a complicações mais sérias, principalmente em pessoas com o sistema imunológico fraco.

Em raros casos, a doença pode levar a infecções graves do cérebro, como a meningite e a encefalite.

Para evitar esta doença, mantenha as regras de higiene pessoal e verifique se as crianças lavaram as mãos antes de comer ou depois de terem visitado locais públicos.

Se você contrair a doença, procure um médico e beba bastante líquido, mesmo que sinta dor ao engolir por causa das feridas.

Vamos proteger nossas crianças, que são tão suscetíveis à ficarem doentes.

(Via Agência de Notícias e Mãe.Tips)

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

101

Notice: Undefined index: ongard in /home/pensabrasil/www/wp-content/themes/pensabrasilportal/footer.php on line 169

Clique aqui