18/03/2015

08:46

Por: Alberto Silva

12 dicas para você trabalhar no mercado digital

O mercado digital está crescendo e promete muito nesse ano de 2015. Com esse crescimento, nada mais comum do que pessoas ingressando nesse mercado. Se você também tem planos de ser um profissional da área, listamos aqui algumas dicas para te ajudar nessa jornada.

1- Tenha um objetivo

É como diz o ditado: quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve. Tenha em mente o seu objetivo e foque na estratégia. Trace pequenas metas pelo caminho para te ajudar a não perder o foco no que interessa.

2- Invista em você

O mercado digital tem uma demanda muito grande por profissionais qualificados, por isso procure estudar e aprimorar seus conhecimentos. Essa é uma necessidade constante, acredite. Por outro lado, cursos e certificações te ajudam a se destacar no meio da multidão, então aproveite!

3- Tenha iniciativa

Em outras palavras, seja cara de pau. Corra atrás do seu objetivo e faça acontecer. Lembre-se que apenas idealizar não vai te levar a lugar algum.

4- Faça networking

Com uma rede de contatos você pode chegar mais longe. Você pode começar com amigos e familiares. Participe também de eventos relacionados à área, assim você pode trocar experiência com outros profissionais.

5- Faça um planejamento

É no planejamento que as coisas começam a sair do papel, por isso é imprescindível que você tenha um plano de negócios bem estruturado. Lembre-se aqui do item número 1 da nossa lista: foco no objetivo.

6- Esteja atento ao mercado

Esse é um mercado relativamente novo, cheio de oportunidade, mas também de ameaças. Sempre que possível acompanhe publicações da área, veja o que está sendo feito por outros profissionais e empresas, assim você se mantém informado e por dentro das tendências e novidades do mercado.

7- Escolha um nicho

Você não quer abraçar o mundo, certo? E provavelmente nem precisa. Trabalhar um nicho específico é mais fácil e com certeza lhe trará mais resultado nas suas ações de marketing digital.

8- Trabalhe suas redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas e fortalecem sua presença digital. Isso significa que você precisa saber como utilizar ferramentas como Facebook, Twitter, Linkedin de forma inteligente. Interaja com seus amigos e seguidores.  E se faça presente, claro.

9- Produza seu próprio conteúdo

Já foi comprovado que as pessoas preferem um conteúdo relativo à marca do que uma propaganda convencional. O conteúdo que você vai produzir tem que ser interessante para o seu público, então, quanto mais criatividade melhor!

10- Saiba analisar as informações

A matemática é amiga do profissional digital. Se você não tem familiaridade com números provavelmente não vai se sair bem nessa área. Os números vão servir para você analisar e qualificar as suas ações de marketing, então você tem que saber “ler” as métricas corretamente. Mensurar é a palavra de ordem no mercado digital.

11- Seja empreendedor

Atualmente são muitos os que sonham em ter independência financeira, ter mais tempo livre e trabalhar…no mercado digital. Mas não se engane, quem opta por esse caminho tem muito trabalho pela frente. Porém, é um caminho promissor, visto que o mercado digital está apenas começando no Brasil e tem espaço para muitos produtos em nichos pouco explorados, e consequentemente é uma porta de oportunidades para empreendedores conscientes.

12- Não tenha medo de errar

Você não precisa ser destemido como Indiana Jones, a questão aqui é que você vai errar e ponto. O importante é o tempo em que você vai se levantar, sacudir a poeira e partir para outra estratégia. A palavra-chave é resiliência, e essa é uma das principais características do profissional de marketing digital.

Ficou perdido com tanta informação e não sabe por onde começar? Que tal começar aprendendo mais sobre tudo isso?

O curso de Introdução ao Marketing Digital  da ComSchool foi criado para desenvolver nos participantes a habilidade de pensar estrategicamente e agir para obtenção de resultados em campanhas digitais.

Com esse curso você ficará por dentro de assuntos como planejamento de marketing, estratégias em e-mail marketing, marketing em buscadores, como se posicionar melhor nos resultados de buscas do Google (SEO), como comprar anúncios no Google (links patrocinados), dicas e truques para campanhas nas principais redes sociais, estratégias de marketing de conteúdo, como analisar as métricas e monitorar os resultados, entre outros.

Agora você não tem mais desculpas, mão na massa e boa sorte!

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

    Sorry. No data so far.

56

Clique aqui