23/09/2016

10:44

Por: Alberto Silva

Veja alimentos saudáveis que ajudam a enganar o cérebro (e a fome)

Tomou o café da manhã e mesmo assim continua com um ‘buraco’ no estômago? Invista em um desses alimentos

Enganar a fome não é fácil. Água, chá, café e torradas são a solução mais comum, mas estão longe de ser aquela que funciona melhor. Alguns alimentos se assumem como verdadeiros inibidores do apetite, só que na hora de acabar com a fome (ou gula) de imediato, são cinco aqueles que se mostram mais eficazes.

Como conta o site Buena Vida do jornal espanhol AS, existem alguns alimentos saudáveis que permitem aumentar a sensação de saciedade e enganar não só a fome, como o cérebro. Se acabou de tomar o café da manhã e continua com um ‘buraco’ no estômago, invista em uma peça de fruta extra, por exemplo.

A fruta, preferencialmente com pele, é um dos petiscos mais eficazes na hora de saciar, não só pelos nutrientes que tem, como também pelo sabor doce que é característico e que ajuda a enganar o cérebro quando ele pede por um doce.

Também as frutas secas são uma opção viável. Saborosos, nutritivos e crocantes, estes pequenos alimentos são ótimos para a merenda da tarde, e muito graças ao processo de mastigação que requerem e que faz com que o cérebro fique consciente de que está a comer.

Colocar um iogurte desnatado na marmita é sempre uma boa opção, visto que este alimento é um dos truques mais usados pelos nutricionistas para enganar aquela fome que aparece repentinamente.

Tal como mostrou um estudo publicado na revista Nutrition Journal, comer a metade de um abacate no meio da manhã ou da tarde faz com que o apetite três horas depois seja 40% inferior.

Para os mais gulosos, ou para aqueles que precisam de mais energia, não há nada como uma barra de cereais, mas de preferência uma que tenha sido feita em casa e que não tenha açúcares, químicos e aditivos adicionados. As barras de granola são fáceis de fazer e uma excelente opção para snack.

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

92