01/02/2016

22:15

Por: Alberto Silva

OMS declara zika uma emergência mundial “Viagens ao Brasil é um risco”

A designação foi recomendada por um comitê de especialistas e libera fundos para financiar esforços internacionais de combate à doença

O Brasil tem um grande numero de pessoas infectadas, o carnaval poderá se tornar um caos mundial. Segundo a OMS, os especialistas concordaram que há uma forte suspeita de que a infecção por zika durante a gravidez seja a causa da microcefalia, mas a relação ainda não é considerada cientificamente provada. Por isso, o comitê diz que é urgente a coordenação internacional de esforços para investigar e ententer melhor a ligação entre o vírus e a má-formação de bebês.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta segunda-feira que o surto do vírus zika é uma emergência mundial de saúde pública. O anúncio é o quarto do tipo na história da organização. As três vezes em que a OMS declarou emergência mundial foram: em 2009, por causa do surto de H1N1; em 2014, devido ao ressurgimento da poliomielite em países como Síria, Paquistão e Iraque; e novamente em 2014, para a epidemia de ebola na África.

“Eu estou declarando que o recente conjunto de casos de microcefalia e outras anormalidades neurológicas relatadas na América Latina, seguindo um conjunto semelhante relatado na Polinésia Francesa em 2014, constitui uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse Margaret Chan, diretora geral da OMS.

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

84