05/01/2016

00:30

Por: Alberto Silva

Fatos que você não sabe sobre sonhos

Todos sonhamos. Assim como o pensamento, os sonhos são possíveis graças à linguagem. Pode ser que você se pegue “sonhando em inglês” (ou qualquer outra língua), por exemplo

Porque o sonho está relacionado à linguagem. Uma das teorias mais interessantes sobre os sonhos vem da Psicanálise, que vê neles uma importante manifestação do inconsciente, sendo assim um bom “material” pra ser analisado.

Para os místicos, os sonhos têm significados específicos que podem ser traduzidos, mas é tudo meio vago e generalizado. Por exemplo: Se você sonha que está sendo xingado, isso pode significar risco de contratempos. Sonhar que está presenciando uma traição, significa que você receberá críticas de pessoas amigas. Já sonhou que usava sapatos novos? Isso representa sua auto confiança em alta.

Mas deixando de lado os significados místicos dos sonhos e seu valor para a Psicanálise, a Fatos vai te apresentar hoje dados que você não sabia sobre sonhos. Acompanhe.

1- Os sonhos te ajudam a aprender

Pesquisadores d Harvard Medical School descobriram que seu cérebro te ajuda a resolver problemas enquanto dorme. Os sonhos são uma das formas de processamento de informação, integração e compreensão de novas ideias. Por isso, uma soneca (ou ir pra cama mais cedo), ao invés de varar uma hora a mais sobre os livros, podem melhorar consideravelmente seu desempenho acadêmico. Livrar-se de luminosidade e barulho é imprescindível para a qualidade e duração do seu sono.

 

2- Infidelidade é o sonho mais comum

O especialista em sonhos Lauri Quinn Loewenberg, realizou uma pesquisa com mais de 5 mil pessoas e descobriu que sonhar que está sendo traído é o pesadelo mais comum para a maioria das pessoas. Contudo o especialista acrescenta que raramente isso acontece com quem não tenha passado pela situação ou não tenha medo de ser injustiçado ou deixado sozinho.

 

3- Todos podem ter orgasmo durante os sonhos

Os homens podem se identificar com esse item de cara e achar comum, mas as mulheres também têm orgasmos durante o sono. Esses orgasmos costumam acompanhar sonhos eróticos ou não eróticos. Isso ocorre durante a fase de sono mais profundo, o chamado sono REM.

 

4- Mesmo os sonhos mais bizarros podem ser interpretados

Mesmo dos sonhos nada a ver, aqueles em que você começa numa situação e as coisas vão mudando sem sentido, podemos distinguir significados. Pode haver simbolismo e significado potencial para ser extraído em cada sonho. Os significados muitas vezes referem-se a coisas que precisamos entender sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor. Ao invés de descartar sonhos estranhos, pense em como eles fazem você se sentir.

 

5- Você pode ter inúmeros sonhos durante a noite

Os especialistas afirmam que temos dezenas de sonhos durante uma noite. Nós só não lembramos de todos eles. Lauri Loewenberg explica que sonhamos a cada 90 minutos durante a noite e cada sonho tem em média 5 minutos de duração. O último sonho que você tem antes de despertar tem de 45 minutos a 1 hora de duração, por isso costuma ser o mais lembrado. Estima-se que a maioria das pessoas têm mais de 100 mil sonhos durante a vida.

 

6- Você pode voltar a um sonho depois de acordar

Já lamentou acordar de um sonho lindo e tentou voltar a dormir pra voltar pro mesmo sonho? Tem jeito sim, você só estava procedendo da maneira incorreta. Da próxima vez, tente não mover muito ao acordar e experimente o estado de semi-sonho por alguns minutos. A melhor forma de lembrar dos sonhos é ficando parado ao acordar, na posição em que você se encontrava quando estava sonhando.

 

7- Você não precisa dormir pra sonhar

O primeiro passo é pensar sobre um sonho recente que você tenha tido (de preferência um sonho bom, claro). Encontre um lugar tranquilo e contemplativo, que favoreça introspecção. Nessas condições, trazendo o sonho de volta com a consciência desperta, você faz com que ele se desenrole. Colocar-se nessa posição meditativa sobre uma manifestação do seu inconsciente cria uma interação mais fluida entre consciência e inconsciência.

 

8- Você pode controlar seus sonhos

Em um estudo sobre sonhos lúcidos ou controle de sonho, realizado com 3 mil pessoas na Califórnia, constatou-se que: 64,9% dos participantes eram cientes de que estavam dentro de um sonho quando sonhavam, e 34% relataram que às vezes podem controlar o que acontece em seus sonhos. Essa não é uma habilidade que todos têm, mas é algo que pode ser desenvolvido.

 

9- Sonhos recorrentes são a forma de sua mente te alertar sobre algo

Você deve procurar as mensagens subjacentes em sonhos que você tenha recorrentemente para que não os tenha mais. Eles são, dessa forma, uma maneira de seu cérebro manifestar seus anseios ou medos sem seu filtro consciente. Sonhar sempre com uma pessoa querida pode significar saudade, entre outras coisas. Às vezes a mensagem é clara, mas suprimimos certas vontades e ignoramos os alertas da mente.

Você tem um mesmo sonho recorrentemente? Já conseguiu manipular um sonho? Conte-nos suas experiências!

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

91

Clique aqui