27/04/2016

19:03

Por: Alberto Silva

DIA DO TRABALHO: SEIS DICAS PARA CONSEGUIR UM EMPREGO ATRAVÉS DA MAIOR REDE DE NETWORK DO MUNDO

Por: Conteúdo Estadão - Dia do Trabalho: seis dicas para conseguir um emprego através da maior rede de network do mundo

São Paulo–(DINO – 27 abr, 2016) – Neste domingo, 1º de maio, comemora-se o DIA DO TRABALHO. No Brasil, neste momento de transição e incerteza, a palavra comemoração pode não ser a mais apropriada. Sabemos que uma mudança no cenário do mercado de trabalho a curto prazo não está ao nosso alcance. Mas, com as estratégias certas é possível potencializar suas chances de se recolocar no mercado profissional.

Denise Maia, Especialista em LinkedIn da DMS Digital explica que a rede social mais usada pelo mercado de trabalho é uma excelente ferramenta na hora de buscar recolocação ou reposicionamento de carreira: “Depois de assessorar mais de 250 profissionais ao longo de 2 anos de atuação como especialista neSta ferramenta, e de treinar Head Hunters e recrutadores de grandes empresas, mapeei quais são os caminhos mais indicados para quem se candidata a uma vaga ter, de fato, chances de uma oportunidade”, diz.

Para quem deseja fazer da maior rede social de empregos do mundo, seu aliado na busca de uma colocação no mercado, Denise Maia, Especialista em LinkedIn da DMS Digital traz seis dicas fundamentais para aliar o que o candidato oferece com o que os recrutadores procuram e potencializar resultados:

Seu perfil é seu cartão de visitas ? Comece por um bom resumo: Faça uma revisão de todo o conteúdo do seu perfil, escreva um resumo, baseado em suas qualificações profissionais, áreas de experiências, especializações, etc. Comece

1. Seu perfil é seu cartão de visitas ? Comece por um bom resumo:
Faça uma revisão de todo o conteúdo do seu perfil, escreva um resumo, baseado em suas qualificações profissionais, áreas de experiências, especializações, etc.
Comece
Uma boa forma de iniciar um resumo pode ser falando qual a sua profissão, anos de experiência nas áreas descritas, instituição na qual estudou e especialização.

2. Tenha uma foto profissional: Perfis com fotos são 14 vezes mais visualizados. Mas não é qualquer foto na qual você acredite estar bem, é fundamental que a foto tenha qualidade e que reflita uma postura profissional.

3. Os detalhes importam! Descreva cada empresa onde trabalhou e quais eram suas responsabilidades. Aponte quais os projetos já desenvolveu, quais idiomas domina e tudo mais que possa te destacar de possíveis concorrentes

4. Faça Conexões e interaja:
Fazer conexões é fundamental, mas invista em uma rede de conexões qualificada: Não envie convites de conexões para recrutadores o tempo todo, isto não é efetivo. Estas pessoas em geral são muito criteriosas para aceitar conexões. Eles querem caçar e não serem caçados
Busque conexões em sua área de atuação, olhando a rede de seus contatos de 1º grau e buscando pessoas a quem você enviaria um convite de conexão, mas antes de enviar, verifique se sua conexão pode apresentá-lo.
É preciso muito cuidado para não ser invasivo! Não envie mensagens para pessoas com quem você não fala há anos, pedindo uma apresentação ou enviando um currículo, pois pode ser prejudicial para sua imagem. É importante em investir em relacionamentos sempre, e não somente quando for preciso.
Outra dica interessante é seguir pessoas que seriam interessantes como conexão, antes de enviar um convite. Você não poderá enviar mensagens para estas pessoas, mas verá tudo que elas publicarem na rede. Desta forma poderá observar seu comportamento, o que poderá te ajudar em uma possível entrevista

5. Busque vagas de forma efetiva: O melhor caminho para não receber vagas que não estão relacionadas com o seu perfil é fazer pesquisas detalhadas, que usam filtros e podem ser salvas. Busque por setor, localidade e função e coloque palavras-chave nas opções avançadas. É possível salvar ter até 10 tipos diferentes de pesquisas.

6. Vá aonde as vagas estão: Participe de grupos que possam expor vagas do seu interesse. Todos os grupos possuem a opção de publicar vagas e muitas aparecem apenas neles, uma vez que sua exposição é gratuita para os recrutadores.

Sobre Denise Maia
É especialista em Marketing pelo IBMEC-SP.
Após mais de 20 anos de atuação em multinacionais como IBM, HP e EMC, utilizou o conhecimento adquirido desenvolvendo ferramentas via web e criou a DMS MARKETING DIGITAL, empresa especializada em apoiar profissionais a otimizar o uso do LinkedIn como ferramenta de networking profissional, seja para recolocação, para evoluir na carreira ou para a geração de negócios.

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

107