28/06/2016

21:28

Por: Alberto Silva

Deputado mineiro não consegue ler discurso de posse e se atrapalha – ASSISTA

Pinduca é considerado “fica-suja”, já foi alvo de quatro inquéritos civis no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), ficou inelegível por três anos e teve candidatura à Prefeitura Municipal de Betim impugnada em 2012.

A cerimônia de posse do deputado estadual Pedro Ivos Caminhas, o Pinduca Ferreira (PP), viralizou em vídeo compartilhado por centenas de usuários nas redes sociais, nesta segunda-feira (27).

A gravação em que o parlamentar aparece visivelmente com dificuldades em decifrar o texto do compromisso de posse repercute principalmente no Facebook. Nas imagens, é possível ver que ele desiste de proferir as palavras previstas para a oficialização do empossamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Vale lembrar que Pinduca é considerado “fica-suja”, já foi alvo de quatro inquéritos civis no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), ficou inelegível por três anos e teve candidatura à Prefeitura Municipal de Betim impugnada em 2012.

A sorte é que, segundo o regimento interno da Casa Legislativa mineira, a convocação de suplente de deputado afastado — o que é o caso de Pinduca Ferreira (PP) — dispensa da leitura obrigatória do compromisso de posse. Ele entrou no lugar do nomeado secretário de Estado Fábio Cherem (PSB).

“Prometo defender e cumprir as Constituições e as leis da República e do Estado, bem como desempenhar, leal e honradamente, o mandato que me foi confiado pelo povo mineiro.”

“Prometo defender e cumprir as Constituições e as leis da República e do Estado, bem como desempenhar, leal e honradamente, o mandato que me foi confiado pelo povo mineiro.” Não fosse a falta de intimidade com a redação, seria essa a curta sentença que o parlamentar deveria ter lido diante os cidadãos mineiros.

Caso se tratasse de cerimônia de posse no início de Legislatura, o artigo 6° do regimento interno da ALMG, em seu inciso V — impediria Pinduca de se valer do mandato.

“Art. 6º – Na posse dos Deputados, será observado o seguinte: V – não se investirá no mandato o Deputado que deixar de prestar o compromisso regimental”.

(Via Agencia)

(Via Agencia)

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.