21/12/2015

16:35

Por: Alberto Silva

Cuidados que devem ser tomados: Mamães de primeira viagem

Quando a mulher descobre que está grávida é uma alegria, principalmente quando ela desejava isso há muito tempo. Mas após a alegria começam as preocupações, comuns entre as mamães de primeira viagem.


Warning: file_get_contents(https://free.sharedcount.com/?url=https%3A%2F%2Fpensabrasil.com%2Fcuidados-que-devem-ser-tomados-mamaes-de-primeira-viagem%2F&apikey=a2ad8859171bb2d2344e31170cd248e9846315ac): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 401 Unauthorized in /home/pensabrasil/www/wp-content/themes/pensabrasilportal/inc/share-bar.php on line 10

Muitas acham que não vão dar conta de tudo. Cuidar de um bebê pequeno e indefeso pode ser mais fácil do que parece. Para ajudar nessa fase, o apoio do médico é fundamental, ele reduz a insegurança das mães nos primeiros dias de vida do bebê.

A primeira dúvida das mães é sobre a amamentação, mesmo que no hospital ela receba várias orientações, quando chega em casa, se sente insegura, não sabe o jeito certo de amamentar, as dúvidas aumentam, por isso é tão importante ter uma relação ótima com o médico .

Alimentos leves
Nada de carnes cruas

Outras dúvidas como a alimentação, são muito comuns entre as mamães de primeira viagem. O ideal é manter uma alimentação balanceada desde a gravidez, dando prioridade a alimentos ricos em proteínas. É importante evitar alimentos gordurosos e com muito carboidrato.

Exercícios recomendados
Hidroginástica, ioga, pilates…

Além de uma alimentação saudável, a gestante deve fazer exercícios físicos, para melhorar o condicionamento físico, manter o corpo em forma, ficar em dia com a saúde, além de diminuir os riscos de complicações obstétricas.

As melhores atividades são na água, como natação e hidroginástica. São exercícios mais leves, melhoram as dores musculares, inchaços e a água evita as forças gravitacionais.

Hora de mamar
Eles fazem os horários

Cada bebê tem a sua hora de mamar, alguns mamam de três em três horas, outros de duas em duas. O mais importante é que esse tempo não ultrapasse quatro horas. A mãe deve acostumar o bebê com os horários das mamadas, assim ele não irá sofrer quando a mãe tiver que voltar a trabalhar por exemplo. A mãe poderá tirar a quantidade de leite suficiente para as mamadas do bebê durante o dia.

O leite amarelo e ralinho é o colostro, o mais rico para o bebê. Ele tem propriedades importantes. O leite maduro é branco, e vai ganhar esse aspecto conforme a produção é estimulada pela sucção da criança.

Se o seu leite empedrar, é importante que o bebê sugue seu peito, mesmo que isso doa. O que vai resolver é tirar todo o leite. Deixar água morna cair durante o banho também ajuda. Sempre tem um seio que o bebê se alimenta mais facilmente. O ideal é dar pelo menos dez minutos em cada seio. E na mamada seguinte, começar pelo o seio que deu por último na mamada anterior. Se o bebê mamar igualmente nos dois seios, o leite não vai empedrar.

Higiene e remédios
Dê o mínimo possível de remédios

Assim que a mãe e o bebê deixam a maternidade, é importante evitar muitas visitas em casa, mesmo que isso pareça difícil. Se mesmo assim as visitas insistirem em visitar, peça para elas lavarem bem as mãos antes de segurar a criança. Antes de amamentar a mãe deve lavar os seios com água morna.

Quando for dar qualquer medicamento para o bebê, é importante procurar o pediatra da criança, nada de fazer automedicação. A mãe também não deve se automedicar, ela deve sempre procurar o médico, pois as substâncias presentes nos medicamentos passam pelo leite.

Tomando os cuidados básicos, contando sempre com a ajuda de seu médico e das pessoas que estão a sua voltam e amam você e seu bebê, vai dar tudo certo sempre.

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

100