23/12/2015

23:43

Por: Alberto Silva

Cuidados na casa com a chegada de um bebê

A chegada do bebê em casa remete a muita ansiedade, além de muitos cuidados, inclusive, com relação a limpeza da casa.

É comum lavar cortinas, almofadas, roupas, enfim, tudo que pode acumular poeira e, consequentemente, bactérias, ácaros, fungos. É fato que o quarto onde o bebê dorme, além de todos os objetos que ele terá contato de forma direta ou indireta requer uma atenção especial. Mas não precisa sofrer pensando nisso, afinal o momento é para curtir. Veja algumas dicas para manter os ambientes limpos e o mais importante protegidos.

Eliminar, pelos e odores – o primeiro passo que deve ser tomado é utilizar o aspirador de pó em sofás, cortinas, carpetes e no colchão do bebê; mas deve ter o filtro HEPA que elimina mais de 99% das impurezas do ar. De acordo com especialistas em limpeza, ao contrário dos outros, esse filtro não deixa a sujeira escapar; eles garantem que até o cheio de cigarro fica preso.

Desinfetar

Utilizar desinfetantes profissionais que podem ser encontrados em lojas especializadas. Os produtos que se encontra no supermercado são saneantes, ou seja, reduz as bactérias ao contrário do desinfetante que consegue eliminar com efeito residual de uma semana. Todavia, é fundamental saber manuseá-lo, por isso, deve-se ter atenção às instruções no rótulo. Aliás, uma situação comum e perigosa acontece com a mistura de produtos de limpeza. O pano quando contém desinfetante, como a Cândida, por exemplo, deve ser separado para não ter contato com outro produto que pode reagir produzindo gases que se inalados provocam irritação das vias aéreas, lacrimejamento e dores de cabeça. Em locais fechados e com pouca ventilação, a inalação deste produto pode provocar intoxicação.

Organizar

A chegada do bebê requer um cuidado especial com a organização. Nada de objetos pequenos e pontiagudos pela casa. Uma boa arrumação garante tirar da frente tudo que pode causar acidentes.

Segurança

Não utilize na limpeza do ambiente produtos aprovados, isso pode causar inalação e cheiros fortes pela casa, sem necessariamente matar as bactérias. Prefira produtos com certificação verde. Como todos os amigos e familiares querem conhecer o novo membro da família, a limpeza deve ser redobrada. Cuidado também com produtos oleosos, principalmente em corredores e escadas que podem ser responsável por quedas. Com tudo limpo e organizado, eis o momento de curtir os últimos minutos da gestação e aguardar a chegada do pequeno no lar.

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

104