12/07/2016

20:04

Por: Alberto Silva

ASSISTA – Morador flagra fenômeno da ‘onda azul fluorescente’ em Santos

O suposto ‘fantasma’, de acordo com Dorigley, entretanto, não passa de uma imagem formada pelas ondas ao se aproximar da faixa de areia da praia.

Uma foto registrada em uma praia de Santos, e que mostraria um suposto ‘fantasma’ gera curiosidades nas redes. O fotógrafo Dorigley Ferreira fez uma série de fotos de ondas no mar mostrando um fenômeno natural conhecido como ‘onda azul fluorescente’ e alguns internautas afirmaram ter visto a aparição.

As imagens foram registradas  na praia do José Menino e inicialmente, a intenção de Dorigley era apenas mostrar a água azulada. Horas após ele ter realizado sua postagem, diversas páginas do Facebook começaram a compartilhar as fotografias.

Internautas postaram mensagens afirmando ter visto uma figura humana do lado esquerdo de uma das imagens. O suposto ‘fantasma’, de acordo com Dorigley, entretanto, não passa de uma imagem formada pelas ondas ao se aproximar da faixa de areia da praia. Apesar disso, o fotógrafo afirma ter se divertido com algumas das postagens. “É algo que você poderia ver em nuvens e cada pessoa vê uma coisa diferente. Tem gente que vê um menino, tem gente que vê cães e até mesmo Hitler”, conclui.

O biólogo do Instituto Gremar, órgão responsável pela reabilitação e cuidados com animais marinhos na Baixada Santista, explica que o efeito luminoso ocorre justamente por conta do agito das ondas do mar.

Uma luz azul misteriosa cobriu as ondas de uma das praias de Santos, no litoral de São Paulo, na madrugada de domingo (26). Os especialistas chamam esse fenômeno de “bioluminescência”. Ele ocorre quando criaturas marinhas microscópicas ficam agrupadas e agitadas.

“Os fitoplânctons realizam esse processo biológico que ocorre quando bilhões deles são agitados ao mesmo tempo. Isso acontece também em outras praias do Brasil e do mundo, mas como aqui há muita iluminação, às vezes essa reação passa despercebida”, explica Thiago Nascimento, biólogo do Instituto Gremar.

O morador Thiago Lemos “Flipper” registrou o fenômeno quando estava a beira mar com os amigos. “Era por volta de 2h. Eu trabalho na região e estava com uns amigos quando começamos a olhar o mar e ver uma luz azul”, disse Thiago ao G1.

Um grupo de remadores da cidade também garante ter visto a mesma luz azul no mar na última quinta-feira (23). “Estava em frente a praia do Góes, no Guarujá e quando a canoa deslizava na água ou passávamos o remo no mar, aparecia esse azul intenso. Muito lindo. Nunca tinha visto nada igual”, contou o remador Antônio Borges.

onda azul 1

 

 

 

 

 

 

onda azul 2

 

 

 

 

 

 

 

 

onda azul 4

 

 

(Via Agencia)

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

93