06/08/2016

15:05

Por: Alberto Silva

Americanos ficam furiosos e ironizam presença de 14 Bis na abertura – Entenda o caso

Criação de Santos Dumont voou pelo Maracanã, o que deixou alguns norte-americanos revoltados nas redes sociais.

Alberto Santos Dumont ou os irmãos Wright? A briga histórica entre Estados Unidos e Brasil sobre quem inventou o avião ganhou mais um capítulo na noite desta sexta-feira (5) durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

No início do evento, uma réplica do 14 Bis – criação de Santos Dumont – voou pelo Maracanã, o que deixou alguns norte-americanos revoltados nas redes sociais.

“Os organizadores dos Jogos Olímpicos deviam se demitir pela mentira do primeiro voo. Os problemas do Rio vão expor a fraude deles”, disse um. Outro disparou: “Então, o Brasil acha que inventou o avião? Os irmãos Wright estão olhando para baixo agora e rindo”.

A mídia americana também ironizou o 14 Bis. Durante a transmissão, um apresentador da NBC perguntou aos colegas comentaristas: “Se a gente perguntar quem inventou o avião, o que você vai dizer?”. “Os Wright”, responderam todos em uníssono. “Ok, temos um problema, porque os brasileiros não acreditam nisso”, concluiu o apresentador.

O repórter Victor Mather, do “New York Times”, também comentou a queda de braço histórica, no entanto, com um argumento mais ponderado sobre o conflito de quem seria o “pai da aviação”.

“Os fãs dos irmãos Wright podem não gostar, mas há aqueles que questionam sua reivindicação de terem sido os primeiros a voar. Não há disputa em dizer que Santos Dumont foi um pioneiro no balão e voou o primeiro avião na Europa, três anos depois de Kitty Hawk [cidade americana onde os Wright teriam posto sua aeronave no ar].”

(Via Agencia)

Compartilhe:

Comentários

* O Pensa Brasil não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

Mais Lidas

105